Warning: include_once(/home/storage/d/0e/df/indianopolis1/public_htmlsite_2017/wp-includes/class-phpmailer.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/d/0e/df/indianopolis1/public_html/site_2017/wp-content/themes/instituto-indianopolis2/functions.php on line 1703

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening '/home/storage/d/0e/df/indianopolis1/public_htmlsite_2017/wp-includes/class-phpmailer.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/d/0e/df/indianopolis1/public_html/site_2017/wp-content/themes/instituto-indianopolis2/functions.php on line 1703

Warning: include_once(/home/storage/d/0e/df/indianopolis1/public_htmlsite_2017/wp-includes/class-akna.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/d/0e/df/indianopolis1/public_html/site_2017/wp-content/themes/instituto-indianopolis2/functions.php on line 1704

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening '/home/storage/d/0e/df/indianopolis1/public_htmlsite_2017/wp-includes/class-akna.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/d/0e/df/indianopolis1/public_html/site_2017/wp-content/themes/instituto-indianopolis2/functions.php on line 1704

Deficiência intelectual

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas – como, por exemplo, as ações de autocuidado.

A capacidade de argumentação desses alunos também pode ser afetada e precisa ser devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão e fazer com que a pessoa adquira independência em suas relações com o mundo.

As causas são variadas e complexas, sendo a genética a mais comum, assim como as complicações perinatais, a má-formação fetal ou problemas durante a gravidez. A desnutrição severa e o envenenamento por metais pesados durante a infância também podem acarretar problemas graves para o desenvolvimento intelectual.

O Instituto Inclusão Brasil estima que 87% das crianças brasileiras com algum tipo de deficiência intelectual têm mais dificuldades na aprendizagem escolar e na aquisição de novas competências, se comparadas a crianças sem deficiência. Mesmo assim, é possível que a grande maioria alcance certa independência ao longo do seu desenvolvimento. Apenas os 13% restantes, com comprometimentos mais severos, vão depender de atendimento especial por toda a vida.

Como lidar com alunos com deficiência intelectual na escola?

Segundo a psicopedagoga especialista em Inclusão, Daniela Alonso, as limitações impostas pela deficiência dependem muito do desenvolvimento do indivíduo nas relações sociais e de seus aprendizados, variando bastante de uma criança para outra.

Em geral, a deficiência intelectual traz mais dificuldades para que a criança interprete conteúdos abstratos. Isso exige estratégias diferenciadas por parte do professor, que diversifica os modos de exposição nas aulas, relacionando os conteúdos curriculares a situações do cotidiano, e mostra exemplos concretos para ilustrar ideias mais complexas.

Para a especialista, o professor é capaz de identificar rapidamente o que o aluno não é capaz de fazer. O melhor caminho para se trabalhar, no entanto, é identificar as competências e habilidades que a criança tem. Propor atividades paralelas com conteúdos mais simples ou diferentes, não caracteriza uma situação de inclusão. É preciso redimensionar o conteúdo com relação às formas de exposição, flexibilizar o tempo para a realização das atividades e usar estratégias diversificadas, como a ajuda dos colegas de sala – o que também contribui para a integração e para a socialização do aluno.

Em sala, também é importante a mediação do adulto no que diz respeito à organização da rotina. Falar para o aluno com deficiência intelectual, previamente, o que será necessário para realizar determinada tarefa e quais etapas devem ser seguidas é fundamental.

 

fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/deficiencia-intelectual-inclusao-636414.shtml

 

Relacionados(as)

ENCAMINHE POR EMAIL

Todas os artigos

ENCAMINHE ESSA NOTÍCIA POR EMAIL

Formulário de Proposta

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Facebook Twitter