Linguagem na pessoa com Transtorno de Asperger: quais as características?

Hoje vamos falar sobre a linguagem no transtorno do espectro autista, sobretudo no Asperger. A pessoa que se enquadra dentro das características existentes no Asperger tende a manifestar aspectos mais brandos e mais funcionais. A criança, por exemplo, tem maior facilidade para cumprir os processos sociais (e acadêmicos) aos quais ela está inserida.

A linguagem, dentro do Transtorno de Asperger, apresenta algumas peculiaridades que são importantes para que possamos ver como o pequeno se comporta, como ele se comunica, como ele recebe ou transmite informações. Sendo assim, é imprescindível que haja um acompanhamento com profissionais para impulsionar uma melhor qualidade de vida.

O que é linguagem?

A linguagem é a forma, o meio, o mecanismo o qual nos comunicamos. Ela requer diversas maneiras que as pessoas usam para estabelecer a comunicação. A nossa linguagem é estruturada em cinco grandes eixos, a saber:

– Linguagem lexical: formação da palavra;
– Linguagem morfossintática: relação entre as palavras;
– Linguagem fonológica: os sons das letras que formam as palavras;
– Linguagem pragmática: sentido contextual das palavras;
– Linguagem semântica: significado que a palavra tem e como ela se assume no contexto.

Por que isso é importante?

A relevância disso está no fato de a linguagem, nas suas mais diversas formas de avaliar em suas variáveis, pode ajudar profissionais no diagnóstico de uma pessoa que apresentam algum transtorno.

Muitas síndromes genéticas mostram, especificamente, alterações que se divergem nesses cinco tipos de estruturação da linguagem. Isso é muito importante no momento da investigação multidisciplinar. Pode-se notar o papel fundamental dos profissionais de fonoaudiologia.

E no Transtorno de Asperger? O que está alterado nesses eixos de linguagem?

Saber essas informações é bastante relevante, pois o especialista pode proporcionar uma intervenção que atenda as necessidades do paciente.

Ajudar uma criança, que esteja incluída dentro do Asperger, a se comunicar requer ver quais os pontos fracos e pontos fortes na linguagem do indivíduo. Vale ressaltar que adolescentes e adultos também podem mostrar dificuldades causadas pelo transtorno em questão.

Particularidades

Veja a seguir as características das pessoas com Asperger em cada tipo de linguagem.

Linguagem morfossintática: conhece muito bem as regras gramaticais. Além disso, a pessoa com Asperger sabe como organizar a sequência; ela adota utilização repetitiva e fora do contexto (uso de palavras muito rebuscadas para a idade). Há que se notar, porém, que essas pessoas nem sempre sabem adequar as palavras que sejam condizentes com o momento.

Linguagem fonológica: eles conseguem imitar sons de letra, identificar sons isolados. A dificuldade está na utilização dos sons e letras para dar a devida entonação nas palavras e a prosódia para a fala. O Asperger fala de forma mecânica.

Linguagem semântica: uso de palavras sofisticadas, renomadas e requintadas. A dificuldade está no uso de vocábulos de maneira informal, ou seja, termos e apelidos. A repetição também é uma característica desse aspecto. Palavras que denotam tempo, abstração e espaço são os maiores obstáculos para o domínio de fala pela pessoa com o transtorno.

Linguagem pragmática: pessoas com Asperger têm dificuldade muito séria em usar palavras de duplo sentido, significado implícito, figurativas, etc. Muitas delas, quando chegam a um ambiente, tendem a se retrair.

Importante saber

– A criança, adolescente ou adulto com Asperger, geralmente, costuma falar demais em determinados ambientes e não respeitam o tempo do outro para se comunicar;

– Pessoas que apresentam o transtorno podem ter dificuldades na linguagem aplicada à leitura, sobretudo quando ela precisa dominar todos esses aspectos citados acima;

– O Asperger é altamente genético;

– Evite metáforas (ou explique antes o sentido da expressão utilizada);

– Crianças com Asperger são, na prática, autistas.

fonte:https://neurosaber.com.br/linguagem-na-pessoa-com-transtorno-de-asperger-quais-caracteristicas/

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